Segunda-feira é dia das mais profundas - e chatas - análises sobre a rodada do fim de semana do Brasileirão. Na faixa nobre da televisão, os aficcionados pelo esporte se dividem entre o "Bem, Amigos", do SporTV e o "Linha de Passe", da ESPN Brasil. Eu me incluo nessa turma. Sempre com o controle na mão, pulo do 39 para o 70 e vice-versa quando os "coleguinhas" se estendem num assunto que pouco me interessa. Confesso, porém, que ultimamente minha prioridade tem sido o "CQC", da Band.
Mas nesta segunda (8) tenho um motivo especial para reviver o velho hábito. Um dos convidados do "Bem, Amigos" será Juninho Pernambucano, um dos meus ídolos que ainda estão em atividade. Depois de conquistar quase tudo pelo Vasco, o reizinho foi desfilar seu talento pelos gramados europeus e transformou o modesto Lyon num papa-títulos de dar inveja a São Paulo e Internacional.
Abaixo, segue uma crônica escrita por mim - e exibida pelo SporTV - para homenagear a impressionante trajetória do jogador no clube francês. Nela, um torcedor do Lyon reverencia o ídolo.
"Dizem que não nos damos conta quando a história passa por nós. Mas você, Juninho, tornou isso tão palpável que até os mais distraídos dos franceses têm a certeza de que viveram um momento especial.
Tal qual o Rei Midas, que com um simples toque transformava objetos em ouro, você, Juninho, elevou à potência o que antes era uma simples equipe de futebol. Mais que isso. Inflou o orgulho de milhares de cidadãos, que, como súditos fiéis, o reverenciavam sempre que você desfilava sua classe sobre o tapete verde do estádio Gerland. Quanta nobreza, Rei!
Mas já que falamos de França, deixemos Midas e a mitologia grega de lado. Falemos de revolução. Se a queda da Bastilha deu fim à monarquia, você reativou o regime séculos depois. Com seu talento e carisma, chegou ao trono pelos braços do povo.
Que me perdoe Luís Catorze, mas o verdadeiro Rei Sol, para os torcedores do Olimpique Lyonnays, é você. E mesmo que sua sabedoria o tenha feito abdicar do reinado, saiba que em nossos corações você continuará soberano.
Porque assim como a história, Juninho, o sentimento não para, é eterno.
Obrigado, Rei."
*Só mesmo ele para me fazer aturar Galvão Bueno e cia...
Ainda vou ficar com CQC, apesar de achar que o Juninho mereça a audiência do amigo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pelo Blog! Não o conhecia e, depois de ler os textos, tive ainda mais certeza do teu talento para o jornalismo. Em uma profissão que poupa elogios e dissemina críticas, me permita um incentivo ao teu trabalho aqui e no Sportv.
ResponderExcluirGrande Abraço!
Oi, querido! Vim dar uma olhadinha no seu novo espaço e gostei muito! Vou seguir, ok?
ResponderExcluirBeijocas
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDisponibiliza o vídeo ou o áudio da leitura de sua crônica no sportv. Belíssssimo blog. Falta apenas uma foto sua para ficar mais belo.
ResponderExcluir